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Inep apresenta propostas de aprimoramento da avaliação da educação superior

Durante evento em celebração aos 20 anos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), o diretor de Avaliação da Educação Superior do Inep, Ulysses Tavares Teixeira (foto), falou sobre os estudos que estão sendo realizados pela instituição. O objetivo é aprimorar o diagnóstico da educação superior que orientam as políticas públicas para a melhoria da qualidade do ensino.

Entre as questões que estão sendo estudadas, está a possibilidade de o Enade englobar o desenvolvimento de habilidades mais gerais e não relacionadas à formação específica. “Hoje, muitas instituições acabam pensando o currículo do curso conforme o conteúdo do exame (a exemplo dos cursos de tecnologia). A mudança traria maior proximidade com a lógica do mercado, ainda que, em algumas áreas (como saúde e formação de professores) seja necessário aplicar os conhecimentos específicos”, explicou.

Outro ponto seria sobre a avaliação in loco das instituições. “Queremos que ela seja pensada como uma rotina para avaliar as condições de oferta da educação, e não somente uma visita no sentido regulatório, trazendo um olhar mais qualitativo e detalhado”, ressaltou. Nesse sentido, a proposta é buscar, por exemplo, quais experiências comuns a alguns cursos (como medicina e odontologia) poderiam compor índices que fornecessem resultados mais qualitativos do que quantitativos.

As melhorias também passam por trazer para os resultados as características da instituição: se realiza mais pesquisas, iniciação científica ou extensão, por exemplo. “Somente o índice IGC não é suficiente para ter uma visão mais geral sobre a qualidade do ensino”.

Além disso, a ideia é diversificar o sistema de avaliação, trazendo dados do Censo, das avaliações in loco, do Enade, entre outros. “Outro exemplo seria o aproveitamento dos resultados do Cine Brasil, que contém as propostas e projetos pedagógicos das instituições”, disse ele. “Na avaliação do estágio, queremos realizar uma avaliação sob diferentes perspectivas, como a do professor e a do estudante. Essa avaliação não iria compor o conceito Enade, mas teria finalidade de diagnóstico da educação”, ressaltou.

Em junho, o Inep deve iniciar uma jornada de diálogo para ouvir todas as partes interessadas em contribuir com o aprimoramento do modelo avaliativo.

Foto: Inep/Assessoria de Comunicação