Skip to content Skip to footer

IES privadas seguem ritmo de crescimento no país, aponta Censup 2024

As instituições privadas seguem impulsionando o acesso ao ensino superior no país. O setor representa 95,8% das 23,6 milhões de vagas de graduação ofertadas no ano passado. Os dados são do Censo da Educação Superior 2024, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Em 2024, o país tinha 2561 instituições de ensino superior, sendo 87,6% privadas. No total de matrículas na graduação, as IES privadas tiveram uma participação de 79,8%, chegando a 8,16 milhões de estudantes. Em relação a 2023, o número de matrículas na rede privada registrou um crescimento de 3,2%. Considerando o número de matrículas desde 2014, o aumento foi de 39,1%. Nos últimos dez anos, o percentual foi ainda maior entre os ingressantes: 73,1%.

“O setor privado é responsável pela massificação do ensino superior. Por isso, é tão importante a colaboração das instituições privadas com o Poder Público, a fim de contribuir para o desenvolvimento e aperfeiçoamento das políticas para o setor educacional do país”, ressalto a secretária-executiva da AMIES, Priscila Planelis.

Censup 2024 – A pesquisa estatística mostrou que, pela primeira vez, a maioria das matrículas do ensino superior foi para cursos a distância, atingindo quase 5,18 milhões em 2024. O número representa 50,7% do total de matrículas de graduação. Essa já era uma realidade entre os ingressantes.

Foto: ArtPhoto Studio/Freepik