O número de matrículas no ensino superior a distância continua crescendo no país, atingindo quase 5,18 milhões em 2024. O número representa 50,7% do total de matrículas de graduação. Os dados são do Censo da Educação Superior (Censup) 2024, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O país atingiu a marca de 10,2 milhões de estudantes matriculados quando somados os formatos presencial e a distância.
Essa foi a primeira vez que a maioria das matrículas do ensino superior foi para cursos a distância. Essa já era uma realidade entre os ingressantes. Os resultados de 2024 mostraram que na última década, as matrículas de cursos de graduação a distância aumentaram 286,7%, enquanto no formato presencial houve queda de 22,3%.
Entre os ingressantes, o percentual foi ainda maior. Dos mais de cinco milhões de estudantes que iniciaram o ensino superior em 2024, 66,87% optaram por cursos EAD. Já entre os concluintes, a proporção foi menor: 45,3%.
Do total de estudantes do ensino a distância, 95,9% estavam matriculados na rede privada. Dois terços das matrículas EaD foram de alunos de bacharelados. Em relação às licenciaturas, 68,5% do total de matrículas foram para cursos EaD. O formato também foi o escolhido pela maioria dos alunos de cursos superiores de tecnologia, representando 82,6% das matrículas no grau acadêmico.
“Uma parcela importante da população teve acesso à educação superior por meio de novas tecnologias. A educação a distância proporcionou a ampliação da oferta e atendeu estudantes que, de outra forma, não teriam acesso à educação superior”, salientou o presidente do Inep, Manuel Palacios, durante coletiva de imprensa.
Neste ano, a EaD passou por reformulações. Em maio, o Ministério da Educação publicou normativos que tratam sobre a oferta de cursos superiores no formato semipresencial e a distância. O Decreto 12.456/2025 abordou a nova política para cursos superiores de educação a distância. A Portaria 378/2025 dispõe sobre os formatos de oferta dos cursos superiores de graduação. Já a Portaria 381/2025 tratou sobre as regras de transição. Em julho, o MEC publicou a Portaria 506/2025, que regulamentou a EaD e definiu regras para o compartilhamento de polos.
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